Estes são três lagos vulcânicos que são conhecidos por mudarem de cor regularmente (para azul, verde, rosa ou marrom!) por causa de mudanças nos gases e elementos subjacentes. As cores do lago Kelimutu mudam até 6 vezes por ano.
Para completar, os três lagos do Monte Kelimutu são bem fáceis de visitar de outras partes da Indonésia (especialmente Bali), e também é uma viagem econômica.
Este guia de viagem explicará como chegar a Kelimutu, as taxas de entrada, a melhor época para visitar e tudo o mais que você precisa saber antes de ir!
Visitando o Parque Nacional Kelimutu
• Nascer do sol em Kelimutu
A maioria dos passeios no Parque Nacional Kelimutu começa bem cedo (4h da manhã) para ver o nascer do sol sobre os lagos, mas isso não é realmente um requisito.
Decidimos pular o nascer do sol e subir logo após o amanhecer. Vimos tantos nasceres do sol espetaculares em nossas viagens, e este simplesmente não parecia tão especial.
Dito isso, o melhor horário para ver os lagos é definitivamente no início da manhã. As cores ficam mais brilhantes logo após o amanhecer, quando o sol está brilhando sobre eles e as nuvens ainda não se formaram.
De qualquer forma, tente chegar lá antes das 7h ou 8h, no máximo, e traga um casaco, pois pode estar frio!
• Os Lagos Gêmeos
Os lagos gêmeos do Monte Kelimutu são realmente incríveis.
Quando visitamos, os lagos eram de cor turquesa, mas podem mudar para muitas cores diferentes.
Você pode vê-los da varanda principal com grades de segurança ou, se estiver se sentindo corajoso, há uma trilha de terra sem segurança onde você pode caminhar até a borda da cratera e ficar entre os dois lagos.
Cuidado com os macacos! Eles vão tentar roubar qualquer coisa que você deixar sem vigilância.
Há uma lenda local em torno dos lagos Kelimutu que diz que eles são o local de descanso das almas dos que partiram.
Foi assim que o lago oriental ganhou seu nome Tiwu Até mesmo Paulo (Lago Encantado ou Enfeitiçado), pois é para onde as pessoas más são supostamente enviadas, enquanto o outro lago é chamado O tecido volta (Lago das Almas Jovens).
O lago gêmeo ocidental geralmente é azul ou verde, enquanto o lago oriental pode mudar para todos os tipos de cores bizarras, como vermelho, verde, marrom ou preto.
• O Terceiro Lago
Se você continuar seguindo o caminho e subir as escadas até o Inspiration Point, há um terceiro lago Kelimutu escondido em sua própria cratera separada.
Este é chamado Bolhas uniformes de tecido (Lago das Velhas Almas) e os moradores acreditam que é para lá que os idosos vão depois da morte.
O lago é verde escuro ou azul escuro, e a cor não parece mudar muito, diferentemente dos lagos gêmeos.
É possível nadar nos lagos da cratera de Kelimutu?
Essa é uma pergunta comum, mas não, você não pode nadar nos lagos da cratera de Kelimutu.
Embora os lagos sejam lindos, eles também são perigosos devido aos penhascos íngremes e à água sulfúrica tóxica. Então, não pense em nadar nos lagos da cratera de Kelimutu, mesmo que você consiga encontrar uma maneira de descer lá com segurança.
Um turista holandês infelizmente caiu em um dos lagos Kelimutu e morreu em 1995, e seu corpo nunca foi recuperado após quase uma semana de buscas. Tenha cuidado se você for perto da borda dos lagos, porque há algumas pedras soltas.
Como chegar a Kelimutu
São necessários alguns passos para chegar a Kelimutu, pois a cidade não tem um aeroporto próprio.
O processo completo é explicado abaixo. Pode parecer complicado no começo, mas fique tranquilo, é bem fácil chegar aos lagos!
Passo nº 1. Voo para Ende ou Maumere
Os aeroportos mais próximos de Kelimutu são Ende (ENE) ou Maumere (MOF). Você pode compre voos para esses aeroportos no Skyscanner.
Ambos os lugares têm voos regulares sem escalas de Bali e Labuan Bajo, que duram apenas cerca de 1 hora e custam 750 mil IDR (US$ 50) ou menos.
Passo #2. Dirija até Moni
Ao chegar ao aeroporto em Ende ou Maumere, o próximo passo é dirigir até Moni, a pequena cidade aos pés de Kelimutu.
- Se você fizer o passeio de Ende a Kelimutu leva cerca de 2 horas e você pode ir com um motorista particular (400 mil IDR por veículo), van compartilhada (50 mil por pessoa) ou ônibus/bemo (30 mil por pessoa).
- Se você fizer o passeio de Maumere a Kelimutu é um pouco mais longo, 3 horas, mas você tem as mesmas opções de transporte disponíveis como Ende. Um motorista particular de Maumere custará 600k por veículo, ou uma viagem compartilhada em uma van/ônibus/bemo custará cerca de 50-100k por pessoa.
Em ambos os casos, os aeroportos de Ende e Maumere estão lotados de táxis que terão prazer em levá-lo a Moni e Kelimutu em seus carros particulares ou então encaminhá-lo para um veículo compartilhado com outros viajantes.
Passo #3. Dirija até o Parque Nacional Kelimutu
Ao chegar em Moni, você estará no sopé do Monte Kelimutu, e o pico da borda da cratera estará quase visível da cidade!
Você precisará de transporte para subir a montanha até a área de estacionamento do lago Kelimutu. Essa viagem leva cerca de 30 minutos (dependendo de onde você ficar em Moni) e a estrada é bem íngreme às vezes, mas bem pavimentada até o topo.
Nós alugamos uma scooter de nosso hotel por 100k IDR ($7) por dia e isso funcionou bem. Você também pode alugar uma scooter + motorista por um pouco mais (200k ida e volta), ou juntar-se a um veículo compartilhado com outros viajantes por 300k (por veículo), e dividir o custo entre todos vocês.
A maioria das pessoas opta por passar a noite em Moni e visitar Kelimutu na manhã seguinte, mas isso não é um requisito. Os lagos Kelimutu são agradáveis a qualquer hora do dia.
Passo #4. Caminhada até os lagos Kelimutu
Ao chegar à área de estacionamento em Kelimutu, há uma caminhada curta e fácil até os lagos.
O caminho é bom para todas as idades e leva apenas 15-30 minutos, dependendo do seu ritmo e nível de condicionamento físico. Voilà, você chegou aos lagos do Monte Kelimutu!
Depois de terminar de explorar o parque nacional, algumas pessoas preferem caminhar de volta para Moni em vez de dirigir. A caminhada de volta leva cerca de 2 a 3 horas e passa por colinas cênicas com terraços de arroz e cachoeiras.
Onde ficar em Moni
Moni é uma cidadezinha decadente com acomodações muito básicas, mas as opções estão começando a melhorar.
Aqui estão algumas das nossas principais escolhas:
Esses preços podem flutuar de tempos em tempos, então fique de olho em uma boa oferta. Os hotéis em Moni podem encher rápido, então é uma boa ideia reservar algo com antecedência.
Outras dicas
- Caixa eletrônico: A cidade de Moni tem um caixa eletrônico do BRI agora e deve funcionar com cartões estrangeiros.
- Cartões de crédito: A maioria dos restaurantes, hotéis e outras coisas em Moni aceitam somente dinheiro. A taxa de entrada em Kelimutu também aceita somente dinheiro.
- Wi-fi: Os hotéis Moni não têm WiFi. A melhor solução é um cartão SIM local, mas não espere que eles funcionem perfeitamente.
- Serviço de celular: A Telkomsel tem recepção 3G/4G nos lagos Moni e Kelimutu, mas ela cai em dias chuvosos ou ventosos quando há falta de energia.
- Restaurantes: Nós comemos em Lugar do Mopi e Café da Lua. Ótima comida a preços razoáveis.
- Mais coisas para fazer: Confira Cachoeira Murundao e Árvore Cuidado Cachoeiraambos localizados em Moni!
Melhor época para visitar
Os lagos do Monte Kelimutu são espetaculares o ano todo, mas o melhor mês para visitá-los é provavelmente na estação seca (abril a novembro), quando Flores está claro e ensolarado.
Dito isso, também fomos a Kelimutu em dias nublados e você ainda consegue ver os lagos. Eles só não estarão tão brilhantes.
Boa viagem!