É possível escalar o Monte Dukono em um longo dia, mas é mais popular passar dois dias e uma noite acampando na montanha, já que é menos desafiador dessa forma e as vistas são incríveis. Se estiver se sentindo corajoso, você pode até escalar a cratera e espiar lá dentro, embora haja obviamente perigo envolvido.
Parte da razão pela qual essa caminhada é tão especial é porque poucos turistas sabem sobre ela ainda. Fica em uma parte remota de Maluku e é mais do que um pouco assustador, mas tenho certeza de que Dukono será muito popular algum dia. Agora mesmo, é como o Monte Bromo sem as multidões!
Como chegar ao Monte Dukono
O Monte Dukono fica na ilha de Halmahera, em North Maluku, Indonésia. A cidade mais próxima para se basear para a caminhada é Tobelo, que tem hotéis, restaurantes e tudo o mais que você possa precisar.
Para chegar a Dukono, você pode voar para o aeroporto de Kao (KAZ) ou para o aeroporto de Gamar Malamo (GLX). Outra opção é voar para o aeroporto de Ternate (TTE) e pegar um barco de lá para Halmahera, embora seja uma viagem mais longa dessa forma.
Há vários voos diretos por semana para esses aeroportos com a Wings Air, partindo de Manado, em North Sulawesi. Para chegar a Manado, há voos diretos de Bali e Jacarta. Você pode comprar voos na Indonésia no Skyscanner.
De Manado, voamos para o aeroporto de Kao e depois dirigimos por 1,5 hora até a cidade de Tobelo, onde passamos a noite antes e depois da caminhada.
Melhor guia local para Mount Dukono
Um guia local é essencial para navegação e segurança em Dukono. Mesmo que isso adicione despesas, eu só recomendaria fazer essa caminhada com um guia.
O caminho é quase completamente desmarcado, e seria muito confuso se você tentasse ir sozinho. Um guia terá uma melhor compreensão dos hábitos do vulcão e quão perto você pode se aproximar dele com segurança em qualquer dia. Se você for passar a noite no vulcão, eles também podem providenciar um carregador para carregar seu equipamento de acampamento, o que tornará a caminhada muito mais administrável e agradável.
Fiz essa viagem com Alex Djangu, um guia de trekking local que fala inglês e mora na ilha Halmahera. Ele é muito prestativo e conhecedor do vulcão, e passou muitos anos guiando turistas internacionais para o Monte Dukono e também para o Monte Ibu, que é outro vulcão incrível em Halmahera.
Você pode entrar em contato com Alex pelo WhatsApp em ☎ +62 821-9123-5467 ou por e-mail em alex_djangu@yahoo.com (sem espaços). Geralmente a melhor maneira de contatá-lo é enviando uma mensagem no WhatsApp.
Caminhada no Monte Dukono: O que esperar
O Monte Dukono pode ser percorrido em uma caminhada longa e extenuante de um dia, ou você pode acampar durante a noite perto da cratera e descer no dia seguinte.
A vantagem de passar a noite é que você pode ver a lava vermelha melhor depois de escurecer. Você também pode aproveitar a experiência única de adormecer ao som de um vulcão em fúria.
Decidi fazer uma caminhada de 1 dia em Dukono para economizar tempo e dinheiro, embora eu adoraria acampar lá algum dia. Eu e Alex começamos de scooter às 2 da manhã, dirigindo até o ponto de partida perto da vila de Mamuya.
• Caminhada na Selva
O vulcão Dukono tem um cume de 1.335 metros (4.380 pés), mas você começará a caminhada perto do nível do mar.
A primeira parte da caminhada de Dukono é pela selva, embora boa parte dela seja pavimentada. Você está subindo uma colina íngreme o caminho todo, mas não é perigoso em termos de penhascos ou exposição.
Há várias travessias de riachos, mas não havia água quando eu estava lá. Inundações repentinas podem ser um problema durante chuvas fortes. Para nós, o principal desafio era tentar não escorregar na terra e nas raízes das árvores.
Ao longo do caminho, vimos uma píton, um lagarto monitor, algumas centopeias gigantes e vários pássaros exóticos. A píton estava rastejando bem no caminho principal, então tivemos que contorná-la.
• Antigo Campo de Lava
Depois de 4 ou 5 horas de caminhada, saímos da selva e tivemos nossas primeiras vistas da cratera fumegante. Já podíamos ouvi-la roncando como um motor a jato! Se você estiver acampando, é aqui que você armará sua barraca, aproximadamente 1 ou 2 quilômetros da cratera do vulcão.
Para esta próxima seção, você estará caminhando por um antigo campo de lava preta até chegar ao topo da cratera. Não parece muito longe daqui, mas leva 1 ou 2 horas para chegar ao topo da cratera com um ritmo moderado. Ao longo do caminho, você passará por uma interessante piscina de água turquesa.
Andar sobre as pedras de lava pode ser um pouco complicado, mas achei mais fácil do que na selva. Paramos aqui e eu voei um pouco com o drone, tentando capturar a enorme nuvem de fumaça que vinha do vulcão.
• Cratera do Vulcão Dukono
Quando chegamos ao topo do vulcão Dukono, rastejamos até a borda da cratera e olhamos para dentro enquanto ela soprava fumaça e cinzas. É uma visão impressionante. Às vezes, você também pode ver lava derretida em brasa.
Para sua própria segurança, não chegue perto da cratera se ela estiver atirando pedras de lava. Dukono ocasionalmente cospe pedras de lava gigantes, que caem como bombas nas encostas da cratera, e um golpe de uma delas pode ser fatal. O vulcão felizmente não estava atirando bombas de pedra quando visitamos, embora tenhamos visto algumas bombas recentes na encosta da cratera.
Passamos cerca de 30 minutos na borda da cratera e eu voei o drone um pouco mais, então voltamos para baixo. O barulho, o calor e a fumaça eram assustadores, mas maravilhosos ao mesmo tempo.
• Caminhada de retorno
Descer de Dukono é mais fácil do que subir, mas ainda não é exatamente fácil. As seções pavimentadas do caminho são íngremes e escorregadias, especialmente depois da chuva. Nós enfrentamos chuva forte por 1 ou 2 horas na descida, e caímos várias vezes no pavimento escorregadio.
Começamos a descer por volta das 10 da manhã, quando já estava nublado, e levamos 4 horas para descer do topo da cratera até o início da trilha, ou quase 5 horas contando o passeio de scooter e outras coisas.
No total, eu e meu guia Alex passamos cerca de 12 horas caminhando em Dukono, e a maior parte disso foi uma subida penosa em terreno vulcânico acidentado e trilhas de lama escorregadias na selva. Estávamos extremamente sujos e exaustos, especialmente depois de começar tão cedo da noite.
Peguei uma refeição rápida na cidade de Tobelo na tarde seguinte, e então desmaiei e dormi por algo como 11 horas. Que dia!
Sim, o vulcão Dukono está sempre ativo. Ele está em erupção sem parar desde 1933. Se você tiver perguntas específicas sobre a atividade atual, pode entrar em contato com meu guia local Alex no número mencionado anteriormente e ele ficará feliz em ajudar.
A quantidade de atividade vulcânica muda de ano para ano em Dukono, mas quase sempre está dando um bom show. Quando visitei em 2021, havia menos cinzas saindo do que o normal e não estava jogando muitas bombas de pedra.
O Vulcão Dukono é seguro?
Obviamente, a segurança geral desta caminhada é questionável (na melhor das hipóteses), porque você está subindo até a borda de um vulcão altamente ativo, mas há maneiras de mitigar alguns dos riscos e ainda ter uma experiência incrível.
O principal perigo em Dukono é quando ele está jogando bombas de pedra. Elas são muito grandes e um impacto de uma delas pode ser fatal. As pedras podem cair em qualquer lugar na encosta da cratera a qualquer momento. Prossiga por sua conta e risco.
Se você quiser ficar mais seguro, pode apenas ver o vulcão de longe e não espiar dentro da cratera. É possível tirar ótimas fotos de Dukono do antigo campo de lava sem nunca ficar no alcance das bombas de pedra, especialmente se você tiver um drone.
Raramente, há algumas erupções mais severas em Dukono. Isso aconteceu em 1550, causando morte e destruição na ilha de Halmahera, e outras grandes erupções foram registradas em 1719, 1868 e 1901. Você pode verificar as atualizações de status em Magma Indonésio antes de você ir.
Quando escalar o Monte Dukono
Se você estiver fazendo o Monte Dukono como uma caminhada de 1 dia, então você precisará começar bem cedo, por volta das 2 da manhã ou mais. Isso porque é uma caminhada muito longa e o ideal é que você esteja na cratera logo após o nascer do sol, quando o céu está limpo e você pode ver as erupções sem nuvens.
Se você estiver fazendo Dukono como uma caminhada de 2 dias, então o tempo é mais flexível. Mesmo que esteja nublado ou chovendo quando você chegar lá, deve estar claro à noite e/ou na manhã seguinte.
O clima em Tobelo é bastante chuvoso o ano todo. Os meses mais secos são de julho a outubro, e esses meses são definitivamente ideais para caminhadas, mas eu não teria muito medo de ir para Dukono fora desses meses.
Fomos para Dukono em junho e fomos pegos por uma chuva torrencial por 1 ou 2 horas à tarde enquanto voltávamos pela selva, mas isso não estragou nossa caminhada nem me impediu de tirar muitas fotos no vulcão.
O que levar
- Calçados. Sapatos ou botas de caminhada de verdade são essenciais. O caminho em diferentes momentos pode ser rochoso, lamacento ou muito escorregadio. Até mesmo as seções pavimentadas podem ser escorregadias se você não tiver boa tração.
- Farol. Um farol e baterias extras são essenciais devido à duração da caminhada. Você provavelmente começará ou terminará a caminhada Dukono no escuro, então precisa conseguir ver por onde está caminhando.
- Capa de chuva. É comum pegar um pouco de chuva durante a caminhada, então é uma boa ideia levar uma pequena capa de chuva dobrável, principalmente se você tiver eletrônicos que precisa manter secos.
Mais dicas para a Ilha Halmahera
- Serviço de celular. Tivemos boa recepção 4G com a Telkomsel na ilha, mas o WiFi ainda é raro.
- Eletricidade. Em nossa experiência, havia eletricidade estável 24 horas por dia, 7 dias por semana, na cidade de Tobelo.
- Mosquitos. Só encontramos alguns mosquitos perto do início da caminhada, e no nosso hotel na cidade de Tobelo. Quando chegamos ao antigo campo de lava e perto do vulcão, nunca mais vimos mosquitos. No geral, não havia muitos mosquitos nesta caminhada, embora sua experiência possa variar.
- Malária. Pode haver alguma presença de malária no norte de Maluku, mas está definitivamente diminuída de acordo com este estudo da Lancet a partir de 2018. Tivemos muito cuidado ao usar repelente e evitar picadas de mosquito, mas não tomamos profiláticos contra malária.
- Estradas. As estradas dentro e entre as cidades estavam em boas condições. A estrada de scooter até o início da caminhada não era ótima, mas também não era terrível. Isso pode mudar dependendo do clima.
- Caixa eletrônico. Há caixas eletrônicos funcionando na área. Todos parecem dar notas de 50k Rupiah.
Vídeo de drone da Indonésia
Aqui está um vídeo do YouTube com algumas das minhas fotos tiradas com drone do Monte Dukono e outros vulcões, cachoeiras e paisagens naturais da Indonésia.
Este vídeo foi filmado em Bali, Java, Maluku, Sulawesi, Sumatra e outras ilhas da Indonésia.
Obrigado por olhar! Espero que você tenha gostado deste guia de viagem para a caminhada do vulcão Monte Dukono em Maluku, Indonésia.