Picos vulcânicos semelhantes aos de Marte e crateras fumegantes podem não ser a primeira coisa que você tem em mente para sua viagem à Nova Zelândia, mas o fator épico desta viagem é extraordinário.
Se essas paisagens apocalípticas parecem algo saído de “Mordor”, dos filmes O Senhor dos Anéis, é porque todas essas cenas foram filmadas aqui!
Definitivamente tente encaixar essa caminhada no seu itinerário pela Nova Zelândia! Este guia de viagem explicará como chegar lá e tudo o que você precisa saber antes de ir!
Onde está Tongairo?
O Parque Nacional Tongariro é localizado na Ilha Norte da Nova Zelândia.
A cidade mais próxima é Turangi, que fica a cerca de 20 minutos de carro do parque, ou a 4 horas de carro de Auckland ou Wellington.
História e Cultura
As montanhas de Tongariro são consideradas sagradas na cultura Maori local e se tornaram o primeiro parque nacional da Nova Zelândia em 1894.
Na década de 1990, o parque foi reconhecido pela UNESCO como Patrimônio Mundial devido ao seu extraordinário valor natural e cultural.
Mais recentemente, um dos grandes picos vulcânicos do parque (Monte Ngauruhoe) foi usado como local de filmagem do Monte da Perdição nos famosos filmes “O Senhor dos Anéis”.
Hoje em dia, a trilha é percorrida por mais de 150.000 pessoas por ano!
O que esperar: Tongariro Crossing
A Travessia de Tongariro é uma caminhada difícil de ponto a ponto que leva quase um dia para ser concluída.
Você caminhará por uma área vulcânica ativa com saídas de calor fumegantes, rochas de lava petrificadas e crateras vulcânicas gigantes. A última erupção significativa foi em 2012. Claro, a atividade vulcânica aqui é constantemente monitorada, mas não há garantia de segurança.
Não deixe que nada disso te desanime, porque é provavelmente uma das caminhadas mais legais do mundo! É também por isso que fica um pouco lotado, especialmente nos fins de semana.
Fizemos a travessia em um dia frio de verão e não foi tão difícil quanto esperávamos. Ok, houve alguns momentos em que nos sentimos como Frodo e Sam caminhando penosamente por Mordor, mas foi administrável e atrás de cada colina que subíamos havia uma nova vista gratificante.
Apenas venha preparado. Traga bastante água e uma jaqueta para o topo da montanha. Banheiros são convenientemente colocados a cada 1-2 horas ao longo da trilha.
Fatos rápidos
- Distância: 19,5 km (12 mi) ponto a ponto
- Ganho de elevação: 765 m (2.500 pés)
- Perda de elevação: 1.125 m (3.700 pés)
- Altitude Máxima: 1.900 m (6.250 pés)
- Dificuldade: Extenuante
- Duração: 6 a 8 horas
🔸 Parte 1: Mangatepopo para Soda Springs
Caminhada fácil – 1 hora
Esta seção é plana e bem conservada. Você passará por montes de rochas vulcânicas e um riacho pantanoso de enxofre, com vistas iniciais do vulcão ‘Mount Doom’.
Perto do final há uma pequena cachoeira chamada Soda Springs, até onde você pode caminhar.
🔸 Parte 2: Soda Springs para South Crater
Subida moderada/difícil – 40 a 60 minutos
Suba a ‘Devil’s Staircase’ até a South Crater. Esta é uma das seções mais íngremes da trilha, então vá com calma.
🔸 Parte 3: Cratera Sul para Cratera Vermelha
Subida moderada – 1 hora
Esta seção começa como uma caminhada plana por cerca de 15 minutos, depois são mais de 30 minutos de subida íngreme até o Red Crater Ridge (foto acima).
Está ventando muito aqui e o cascalho pode ser escorregadio, então mantenha distância da borda e prossiga com cuidado.
🔸 Parte 4: Cratera Vermelha para Lago Azul
Descida fácil/caminhada plana/subida moderada – 30 a 60 minutos
Prepare sua câmera e lanches, porque esta é de longe a parte mais cênica da caminhada! Atrás de você está o vulcão ‘Mount Doom’, à sua direita está a Red Crater, e abaixo de você estão os três lagos verde-claros Emerald.
O cascalho no caminho para Emerald Lakes é muito escorregadio. Esta parte é divertida. Você quase consegue surfar nele de pé! Apenas role com ele (sem trocadilhos) e talvez vire de lado para melhor equilíbrio.
Depois de chegar aos Lagos Esmeralda, é uma caminhada plana e depois uma curta subida até o Lago Azul.
🔸 Parte 5: Do Lago Azul ao Abrigo Ketetahi
Descida fácil – 1 hora
Há uma curta subida até a borda da Cratera Norte, e então, daqui, é só descer, descer, descer! A trilha é bem conservada o tempo todo e nunca fica muito íngreme.
Em um dia claro, você terá vistas incríveis das planícies e do Lago Rotoaira ao longe.
🔸 Parte 6: Abrigo Ketetahi para estacionamento Ketetahi
Descida fácil – 2 horas
A seção final é a parte mais chata da trilha. Continue descendo, descendo, descendo em direção às árvores, e então a trilha vai se achatar enquanto você segue outro riacho sulfúrico pela floresta.
Você chegará a um pequeno estacionamento (não aquele onde começou) e seguirá por ele pelos 1 km restantes de volta para o estacionamento onde seu veículo está esperando por você. Pronto!
O que levar
- Água: Leve 2L por pessoa ou mais. Não há água potável adequada ao longo da trilha.
- Lanches: Junk food torna uma longa caminhada mais fácil. Simplesmente torna! Esta é sua oportunidade perfeita para devorar Sour Patch Kids.
- Calçados: Use calçados de caminhada resistentes. Você caminhará o dia todo, às vezes em cascalho escorregadio e em declives ou declives íngremes.
- Jaqueta: Leve uma jaqueta mesmo que seja um dia quente e você ache que não vai precisar dela. Pode ficar frio no topo da montanha mesmo no verão.
- Farol: Pode ser uma boa ideia, especialmente se você gosta de caminhar devagar, porque pode estar escuro quando você voltar para o carro.
- Câmera: Duh! (mas infelizmente drones não são permitidos)
Como chegar lá
Esta é uma caminhada de ponto a ponto, então o processo pode ser um pouco confuso no começo.
Você precisará estacionar seu carro em o estacionamento Ketetahi e depois pegue um ônibus para levá-lo ao início da caminhada em Mangatepopo.
Dessa forma, quando você atravessar a montanha e chegar de volta a Ketetahi, seu carro estará esperando por você e você poderá partir imediatamente.
Ônibus de travessia de Tongariro
Você precisará de um ônibus para levá-lo do estacionamento até o início da trilha no lado oposto da montanha. Isso é necessário. Os passeios de ônibus só de ida saem às 5h30, 6h30, 7h30, 8h30 e 9h30, e o passeio leva de 30 a 45 minutos.
Você pode reservar este serviço online com GetYourGuide ou diretamente com uma das empresas de transporte (há várias). Custa cerca de $40 NZD ($28 USD) por pessoa e eu recomendaria reservar com pelo menos alguns dias de antecedência, se possível.
A outra opção é reservar um visita guiada a Tongariro com GetYourGuideque é mais caro, mas inclui transporte, almoço e um guia para ajudá-lo durante toda a caminhada.
Quando ir
A melhor época para fazer a Tongariro Crossing é de novembro a abril.
Mesmo nesses meses, é uma boa ideia ficar de olho nos avisos meteorológicos do DOC, porque a trilha às vezes fica fechada devido às más condições climáticas.
Durante o inverno da Nova Zelândia (de maio a outubro), a trilha fica coberta de neve e gelo, e pode ser perigosa. Não tente durante esses meses, a menos que você sabe o que está fazendo e tem o equipamento adequado.
Onde ficar – Camping
Na noite anterior à sua caminhada, o ideal é ficar o mais próximo possível do Parque Nacional Tongariro.
Você pode ficar em um dos confortáveis parques de férias em Turangi, ou há vários acampamentos gratuitos no vizinho Parque Florestal Kaimanawa:
Todos esses são acampamentos DOC muito básicos, com banheiros de descarga, sem chuveiros, etc. Você pode encontrar mais informações sobre cada um em o aplicativo CamperMate muito prático.
Decidimos ficar em um acampamento gratuito (Sangue) na noite anterior à caminhada e depois um parque de férias em Turangi na noite seguinte. Dessa forma, tínhamos um bom banho quente e outras instalações de acampamento nos esperando depois da caminhada.
Independentemente de você decidir ficar em Turangi ou Kaimanawa, qualquer uma das áreas fica a apenas 20-30 minutos de carro do parque nacional. Perfeito!