Conheça Roma, a Cidade Eterna

Roma. A Cidade Eterna. Também é um dos meus destinos favoritos. É um lugar mágico onde história, cultura, comida, moda e religião se encontram. Estive em Roma em cinco ocasiões diferentes, com minha última visita no verão de 2018. Como um nova-iorquino nativo, há uma sensação de familiaridade na agitação da capital italiana. Mas há muito mais em Roma do que apenas seu ritmo aparentemente agitado. Continue lendo para obter algumas ideias sobre o que ver e fazer ao visitar esta cidade fantástica.

O mapa do terreno

Apesar de ser uma capital, o centro principal de Roma é relativamente pequeno e, na maior parte, caminhável. A maioria dos visitantes da cidade concentraria seu tempo na área que é limitada pelo seguinte:

  • Estação Termini a leste
  • O Vaticano a oeste
  • Villa Borghese ao norte
  • Monte Palatino ao sul

Claro que há coisas para fazer fora desses “muros”, mas a maioria dos pontos turísticos está localizada dentro desse setor.

Centro da cidade de Roma
Mapa de Roma

O que ver

Você pode visitar os principais pontos turísticos por conta própria ou optar por participar de um passeio com um guia profissional. Eu fiz as duas coisas e cada uma tem seus méritos. Indeciso sobre qual escolher?

Considere se você quer que alguém forneça contexto histórico e responda a quaisquer perguntas que você possa ter ou se você ficaria satisfeito com, no máximo, um guia de áudio gravado e visita no seu próprio ritmo.

Se você for sozinho, eu recomendo fortemente baixar o aplicativo Rick Steves Audio Europe. É um aplicativo gratuito que funciona sem conexão com a internet e contém ótimas informações para visitantes de primeira viagem, incluindo guias dos principais pontos turísticos e caminhadas pela cidade.

1) Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

Quem nunca ouviu falar das lutas de gladiadores que dizem ter ocorrido no Coliseu? Então não é nenhuma surpresa que o Coliseu seja uma das atrações mais populares de Roma, se não a mais popular – com as longas filas para provar isso.

O ingresso para o famoso anfiteatro também inclui a entrada para o Fórum Romano – que já foi o centro da Roma Antiga – e o Monte Palatino. Observe que os ingressos são válidos por 2 dias consecutivos, então você sempre pode retornar no dia seguinte para completar sua visita.

Se você quiser evitar esperar em longas filas, aqui estão suas opções:

  1. Compre seus ingressos antecipadamente no site oficial
  2. Entre primeiro pelo Monte Palatino, o que sem dúvida reduzirá o tempo de espera
  3. Inscreva-se para uma visita guiada aos pontos turísticos. Em uma das minhas visitas, fomos com o Passeio VIP Subterrâneo oferecido por Passeios pela Itália e foi dinheiro bem gasto. Você pode visitar o terceiro nível, o piso da arena e o nível subterrâneo – todos os quais não são acessíveis com um ingresso de admissão regular. O passeio termina com uma visita ao Fórum Romano e ao Monte Palatino, tudo com um guia muito experiente e amigável.
Corredores subterrâneos do Coliseu

2) Basílica de São Pedro e Museus do Vaticano

Mesmo que você não seja uma pessoa religiosa, uma visita à Cidade do Vaticano certamente vale a viagem pelo Rio Tibre. A entrada na Basílica é gratuita, mas exige que você passe por detectores de metais para entrar, o que geralmente resulta em longas filas.

Se você estiver interessado em ver a Capela Sistina – com os famosos afrescos de Michelangelo – você precisará comprar ingressos para os Museus do Vaticano. Os ingressos custarão € 21 online com privilégios de evitar filas no site oficial.

Praça de São Pedro (Praça de São Pedro)

Depois de ter perambulado pelos museus e jardins (ou seguido o guia de áudio de Rick Steves), você acabará na Capela Sistina.

Há uma entrada para a Basílica de São Pedro a partir da capela, o que significa que você não terá que ficar em outra fila para entrar. Eu recomendo fortemente chegar ao Vaticano bem cedo pela manhã para evitar as multidões. Reserve pelo menos 3 horas aqui.

3) Praça Navona

Esta praça pública abriga a famosa obra de Bernini Fonte dos Quatro Rios (Fonte dos Quatro Rios). Aqui você encontrará muitos artistas exibindo seus trabalhos – disponíveis para venda se algo chamar sua atenção – então se você estiver procurando algo para levar para casa como lembrança, vale a pena dar uma volta.

A praça é cercada por restaurantes, embora caros, se a fome bater depois de uma manhã cheia de passeios turísticos. Esta é uma ótima praça para relaxar, recuperar o fôlego e observar as pessoas.

Praça Navona

4) Panteão

Este antigo templo romano antigo, agora uma igreja cristã, tem entrada gratuita. Sua reivindicação à fama é sua cúpula de concreto não reforçado com um óculo aberto que fornece a única fonte de luz.

Se você vier aqui em um dia chuvoso, certamente verá a chuva caindo lá dentro através do óculo. Lá dentro, você encontrará o túmulo do grande pintor renascentista italiano Rafael.

Panteão de Roma
panteão

5) Fontana di Trevi

Nenhuma viagem a Roma estaria completa sem visitar o Fonte de Trevi (Fonte de Trevi). Esta bela fonte barroca tornou-se famosa no filme de Fellini A Dolce Vita. Diz a lenda que você deve jogar três moedas na fonte para dar sorte, da sua mão direita e sobre o seu ombro esquerdo.

A primeira moeda é para o amor, a segunda para o dinheiro e a terceira para que você retorne a Roma. Certamente, venha ver esta adorável obra de arte durante o dia para admirá-la em toda a sua glória.

Mas faça questão de retornar à noite, quando a fonte está iluminada e parece absolutamente encantadora.

Fonte de Trevi

6) Campo de Flores

Antigamente o palco principal para execuções públicas, esta praça pública agora abriga um mercado diário durante o dia, onde você pode conferir frutas e vegetais frescos.

À noite, este é um ponto de encontro popular para jovens moradores e turistas, e muitos restaurantes montam mesas do lado de fora.

Eu o aconselho a ter cuidado à noite e estar atento ao seu entorno. Turistas bêbados e fãs de futebol são conhecidos por causar problemas.

Como se locomover

Eu digo que a melhor maneira de ver a cidade é usar seus próprios pés. Roma é uma cidade muito caminhável, com pequenas surpresas em cada esquina. Dito isso… se você ficar cansado, há uma ótima rede de ônibus que atende a cidade.

É verdade que o sistema de metrô em Roma é seriamente deficiente, com literalmente duas linhas que se cruzam na estação Termini para fazer um X gigante pela cidade.

O sistema de transporte público é administrado pela ATAC. Um bilhete único para ônibus, metrô, bonde e trens dentro do município de Roma custa € 1,50 e é válido por 100 minutos, incluindo transferências.

Se você vai ficar em Roma por um longo período de tempo, pode considerar comprar um eRoma Tourist Card. Você pode carregá-lo com um dos seguintes bilhetes turísticos e recarregá-lo, se necessário.

O cartão turístico pode ser comprado on-line e retirado pessoalmente na chegada ou enviado para seu endereço residencial.

Tenha em mente que o cartão de turista não inclui transporte de/para o aeroporto. Uma das maneiras mais econômicas de chegar ao centro da cidade a partir do aeroporto é o trem Leonardo Express, que leva você do aeroporto de Fiumicino até a estação Termini.

A viagem  leva cerca de 30 minutos. Como alternativa, você pode ir ao ponto de táxi de tarifa fixa para até 4 pessoas, incluindo bagagem.

Em vez de pegar um táxi, eu pré-agendei um serviço de coleta de carro particular com a Zelit Limousine com serviço meet & greet para até 3 pessoas, incluindo bagagem.

O motorista encontra você do lado de fora da área de retirada de bagagem segurando uma placa com seu nome, e você paga o motorista em dinheiro no final da viagem.

Onde ficar

Há muitas opções de lugares para ficar na cidade. Eu tive uma estadia fantástica no IQ Hotel Roma. É um hotel moderno com comodidades peculiares, como máquinas de venda automática que vendem pequenas garrafas de vinho e cerveja, e um terraço na cobertura com uma mesa de pebolim.

Os quartos são básicos, mas modernos e confortavelmente equipados. Recomendo que você dê uma olhada na sua próxima visita.

IQ Hotel Roma - Quarto Duplo Pequeno

Se você estiver indo com um grupo grande, ou apenas quiser um espaço extra, outra boa opção para você pode ser olhar os aluguéis de apartamentos de férias do AirBnB.com ou Homeaway.com. Eles também podem ser uma maneira econômica de ficar no centro da cidade. Na minha última visita, decidi alugar um apartamento fofo de 1 quarto na esquina do Campo de’ Fiori. É uma ótima maneira de se sentir um pouco como um local, mesmo que seja apenas por alguns dias.

O que comer

Você está na Itália! O que posso dizer? Você tem que experimentar a pizza, a massa e o gelato… nossa! Não deixe de passar em um café local e experimentar um cappuccino e cornetti no café da manhã. Comi alguns dos melhores cannoli na Dagnino Bakery em uma pequena galeria comercial chamada Galleria Estrada perto da Piazza della Repubblica. E como diz o ditado, uma imagem vale mais que mil palavras.

Aqui estão alguns dos meus restaurantes favoritos:

Outras coisas divertidas para fazer

Depois de visitar os principais pontos turísticos, você pode se interessar por coisas mais imersivas e fora do caminho comum para fazer. Uma das minhas empresas favoritas com as quais reservei passeios interessantes e atividades divertidas é Passeios pela Itália.

Na minha última viagem, fiz o passeio incrível deles Roma como um local: joias escondidas e maravilhas antigas. Começamos com um fantástico passeio a pé por uma parte da cidade que eu ainda não tinha visto em minhas visitas anteriores, o Gueto Judeu.

Então, pulamos em uma van que nos levou para os arredores da cidade e nos deixou para um passeio agradável pela antiga Via Ápia (Via Appia Antiga).

Nesta caminhada, visitamos o incrível Parque dos Aquedutos, onde algumas das estruturas de pedra originais que trouxeram água para a cidade foram lindamente preservadas. Nossa última parada foi Janiculum Hill, que oferece vistas panorâmicas deslumbrantes e desobstruídas da Cidade Eterna.

E se você já se perguntou como eles fazem aqueles deliciosos pratos de massa, eu recomendo fortemente que você experimente o Aula de preparação de massas: cozinhe, jante e beba vinho com um chef local!

Essa foi literalmente a coisa mais divertida que já fiz. Conhecemos alguns ótimos chefs locais que nos mostraram como fazer alguns deliciosos pratos de massas romanas autênticas. Aperitivos e prosecco foram servidos enquanto aprendíamos e cozinhávamos. Depois que toda a massa foi feita, todos nós nos sentamos para comer nossa adorável refeição juntos. Confira este vídeo da minha experiência!

https://video.wordpress.com/embed/QlJBavpP?preloadContent=metadata&hd=1&cover=1Eu poderia continuar para sempre. Roma é uma cidade que vai te fazer voltar uma e outra vez. Há tanto para fazer que é quase impossível para mim escrever tudo.

Não se esqueça de tirar um tempo para relaxar e observar as pessoas. Aproveite o que os italianos chamam de “doce sem fazer nada” — a doçura de não fazer nada. Participe do costume italiano do passeioum passeio tranquilo ao anoitecer pela praça principal e zonas de pedestres do centro da cidade.

Você já foi a Roma? Comente abaixo e me diga quais foram seus pontos turísticos e coisas para fazer favoritos.

Boa viagem!

Salve este post no Pinterest!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *