Bem-vindo a Lisboa. Já fiz duas visitas incríveis a esta cidade deslumbrante e imediatamente me apaixonei por seu povo, cultura, comida e paisagem. Rapidamente se tornou uma das minhas cidades favoritas inesperadas na Europa. Aqui estão alguns destaques do que fiz durante minhas estadias para deixar você animado para uma viagem a esta cidade fascinante.
Outrora o centro europeu de comércio entre a África, a Índia, o Extremo Oriente e o Brasil, Lisboa é uma das cidades mais antigas do mundo e a mais antiga da Europa Ocidental.
Apesar do devastador terremoto de 1755 que destruiu 85% da cidade, ainda há muitos lugares históricos lindos para visitar, incluindo alguns Patrimônios Mundiais da UNESCO. Lisboa está situada na Península Ibérica ocidental, no Oceano Atlântico e ao largo do Rio Tejo.
Bairros (Bairros de Lisboa)
Há muitas áreas ótimas dentro do centro da cidade onde você pode ficar, dependendo do seu gosto. Alguns bairros em Lisboa são cheios de colinas, enquanto outros ficam na parte mais baixa e plana da cidade.
- Rossio, Chiado e Baixa compõem o centro dos movimentados bairros turísticos de Lisboa.
- Você encontrará a histórica estação central de trem em Rossioe o pitoresco Praça da Figueira.
- Chiado é conhecida por suas lojas que vão desde couro e artesanato até butiques de moda e shoppings.
- Em Baixavocê encontrará a famosa Rua Augusta, uma rua comercial exclusiva para pedestres, no coração da cidade, e a elegante praça Praça do Comércio.
- A oeste, você tem o distrito de subida de Bairro Alto que é mais conhecida por sua vida noturna.
- A leste fica a famosa Praça de Lisboa Alfama que consiste num labirinto de ruas estreitas e sinuosas no bairro mais antigo de Lisboa. Este bairro é o lar do histórico castelo mouro Castelo de São Jorge de onde você pode ter vistas deslumbrantes da cidade.
- Belém fica a cerca de cinco milhas a oeste do centro da cidade, mas é facilmente acessível por ônibus, bonde e trem. É aqui que você encontrará o Mosteiro dos Jerónimos, Torre de Beléme Padrão dos Descobrimentos.
- Cais do Sodré é o distrito ribeirinho também conhecido por bares e restaurantes, como na Pink Street. Aqui você encontrará o popular Time Out Market (Mercado da Ribeira) que é um dos grandes mercados de alimentos da cidade.
Onde ficar
Leve em consideração suas comodidades essenciais ao selecionar onde ficar. A cidade é repleta de uma infinidade de acomodações acessíveis, de albergues a hotéis e aluguéis de apartamentos de férias para atender a todas as necessidades.
Alugamos um apartamento maravilhoso no bairro do Chiado com uma vista deslumbrante sobre o Castelo de São Jorge à distância.
Eu recomendo fortemente Cortesia Morning Apartments se você está procurando um apartamento para alugar nas férias. Nós amamos muito a localização e seu fácil acesso ao transporte e a uma curta distância de muitos pontos turísticos.
O apartamento em si era espaçoso, moderno e muito confortável.
Como se locomover
O aeroporto de Lisboa fica a apenas 5 milhas do centro da cidade. Do aeroporto, você pode chegar ao centro da cidade usando o metrô, Aerobus, serviço de transporte ou táxi.
Lisboa tem uma ótima rede de transporte público composta por metrô, ônibus, bonde e opções ferroviárias. O metrô (metrô/subterrâneo) é moderno, limpo e eficiente.
Ele funciona das 6h30 à 1h da manhã, e muitas de suas estações são decoradas com arte contemporânea, o que o torna uma atração turística por si só.
Eu recomendo que você use o transporte público para se locomover pela cidade. Considere comprar um Viva Viagem cartão.
É um cartão recarregável que pode ser usado com leitores sem contato, disponível para compra em máquinas de venda automática por toda a cidade.
Se você quiser uso ilimitado por 24 horas em todos os modos de transporte, custará € 10,15/dia – o que inclui os trens para Cascais e Sintra. Encontre informações detalhadas sobre a operadora Carris site.
Coisas para fazer
Há muitas coisas fantásticas para ver e fazer enquanto estiver nesta cidade deslumbrante.
Dependendo da duração da sua visita, você pode considerar comprar um LisboaCard. Pense no que você gostaria de ver ou fazer, e se isso pode valer a pena pelo dinheiro.
Você ganha entrada gratuita ou desconto em algumas das atrações mais populares da cidade, bem como uso ilimitado de todos os transportes públicos durante a duração do cartão. Você pode comprá-los com validade de 24, 48 ou 72 horas.
O Lisboa Card é válido por um ano civil completo após a data da compra (apenas no caso de você precisar adiar sua viagem) e é validado na primeira utilização.
Aqui está minha lista de lugares para visitar enquanto estiver em Lisboa. Todos os sites que têm entrada gratuita com o LisboaCard estão marcados com ★e todos os sites com desconto na admissão são marcados com o desconto percentual.
- Mosteiro dos Jerónimos (Mosteiro dos Jerónimos) ★ — este antigo mosteiro, localizado na área de Belém, foi classificado como Patrimônio Mundial da UNESCO em 1983. Está entre as principais atrações turísticas de Lisboa, então prepare-se para filas para entrar se você não tiver o LisboaCard. Definitivamente vale a pena esperar, pois o interior é magnífico.
- Torre de Belém (Belém Tower) ★— localizado a 5 minutos de caminhada do mosteiro, você encontrará a torre que foi encomendada para fazer parte de um sistema de defesa na foz do rio Tejo e um portal cerimonial para Lisboa. Embora a entrada esteja incluída no LisboaCard, eles não têm uma fila de acesso rápido dedicada para pessoas que têm o cartão, então você terá que ficar na fila com todos os outros que estão comprando ingressos. Esteja preparado para ficar em uma longa fila, ou faça o que eu fiz e pule a fila e tire fotos de seu lindo exterior.
- Padrão dos Descobrimentos (Monumento dos Descobrimentos) 30% de desconto— localizado ao longo do rio Tejo, de onde os navios partiam para explorar e negociar com a Índia e o Oriente, o monumento celebra a Era dos Descobrimentos Portugueses durante os séculos XV e XVI. Se você pular a visita à Torre de Belém, sugiro que venha aqui, onde você encontrará uma ótima vista da cidade, incluindo a própria torre. É uma adorável caminhada de 15 minutos ao longo do calçadão do rio da Torre de Belém para chegar ao monumento.
- Parque Eduardo VII (Parque Eduardo VII) — este é um lindo parque público em Lisboa, onde você pode tirar um tempo para relaxar depois de uma manhã de passeios turísticos. É um lugar perfeito para ótimas fotografias.
- Castelo de São Jorge (Castelo de São Jorge) — é um castelo mouro que ocupa um topo de colina imponente com vistas amplas do centro histórico da cidade. É mais um local para tirar fotos fantásticas da cidade. Como um castelo que data do período medieval, o solo pode ser irregular e algumas escadas podem ser um pouco traiçoeiras de usar. Tenha cuidado e certifique-se de usar sapatos fechados com uma pegada adequada nas solas.
- Elevador Santa Justa (Elevador de Santa Justa) ★ — este elevador de ferro está situado no final da Rua de Santa Justa. Ele liga as ruas inferiores da Baixa área com maior Largo do Carmo (Praça do Carmo) em Chiado. No último andar há um mirante com vista panorâmica da cidade.
- Arco Monumental da Rua Augusta (Arco da Rua Augusta) ★ — o edifício histórico em forma de arco triunfal construído para comemorar a reconstrução da cidade após o terremoto de 1755. A porta para acessar o elevador até o topo é um pouco difícil de encontrar. Fica no final de Rua Augusta pouco antes de você chegar Praça do Comércioà sua esquerda.
- Santuário deCristo Rei (Santuário de Cristo Rei) — é um monumento católico e santuário dedicado ao Sagrado Coração de Jesus Cristo com vista para a cidade, situado do outro lado do Rio Tejo, em Almada. Pode ser acessado atravessando a ponte 25 de Abril.
- Mercado Time Out — é um mercado de alimentos localizado no Mercado da Ribeira no Cais do Sodre. Aberto desde 2014, ele oferece uma infinidade de opções de comida barata e certamente vale a pena uma visita quando você estiver às margens do rio.
Passeios de um dia
Se tiver tempo, você deve conferir as áreas ao redor de Lisboa para o dia. Duas das cidades mais populares a uma curta distância são Sintra e Cascais. Você pode pegar o serviço de trem local para essas cidades a partir do centro da cidade.
- Sintra — pode ser alcançado em 40 minutos pegando a linha CP Sintra da Estação Rossio (a tarifa está incluída com o LisboaCard). O lugar mais popular para visitar em Sintra é a colorida e pitoresca Palácio da Pena. Se você está procurando por menos multidões, faça uma visita ao igualmente lindo Palácio de Monserrate em vez de.
- Cascais — esta charmosa cidade costeira portuguesa tem um centro histórico encantador, bem como belas praias de areia, o que a torna perfeita para um passeio de um dia. Praia do Guincho é uma das suas praias mais famosas, mais conhecida pelo surf. A cidade é melhor alcançada de trem da estação Cais do Sodré em 40 minutos (a tarifa está incluída com o LisboaCard).
Alternativamente, há empresas de turismo locais que oferecem passeios de um dia para ambas as cidades. Eu recomendo fortementeNós odiamos passeios turísticosque eu costumava levar para eles Viagem de um dia a Sintra/Cascais.
É um grupo pequeno (máximo de 8 pessoas), com bastante tempo livre para explorar por conta própria.
O que comer
Nenhuma visita a Lisboa estará completa sem experimentar a culinária local. Aqui está minha lista dos 5 pratos e comidas mais populares que você deve considerar experimentar.
- Pasteis de Nata (também conhecido como Pastéis de Belém) — estas são as tortas de creme por excelência servidas com açúcar de confeiteiro e canela, melhor comidas ainda quentes. Elas são tão boas que eu desafio você a comer só uma! Você pode encontrá-los em qualquer padaria da cidade, mas se tiver tempo, compre alguns dos melhores na padaria Pasteis de Belém.
- Queijo São Jorge — é um queijo de vaca firme, com sabor encorpado e amanteigado, produzido na ilha de São Jorge, no arquipélago português dos Açores. Um queijo delicioso em um sanduíche.
- Bifana — se você é fã de carne de porco, experimente este sanduíche que consiste em um pãozinho leve, mas crocante, recheado com tiras de carne de porco salteadas, temperadas com alho, especiarias e vinho branco. Confira As Bifanas Do Alfonso na área da Mouraria para um ótimo lugar local – é um lugar pequeno, mas tem as melhores bifanas da cidade.
- Bacalhau e sardinhas — com a história marítima de Lisboa, não é surpresa que os frutos do mar sejam muito populares. Alguns dos pratos mais populares incluem bacalhau (bacalhau salgado) e sardinhas (sardinhas).
- Vinho do Porto — não se esqueça de experimentar alguns dos famosos pratos portugueses vinho do Porto (vinho do porto). É tipicamente um vinho tinto doce, frequentemente servido como vinho de sobremesa, embora você também possa encontrá-lo em variedades secas, meio-secas e brancas.
Se você está procurando experimentar todos os tipos de delícias com algum contexto histórico de um local, confira um dos passeios gastronômicos da Secret Food Tours.
Nós nos divertimos muito com nossa guia Marta, saboreando vinho do porto, bacalhau, sardinhas, bifana, pasteis de nata e muito mais!
Esta é uma cidade linda com pessoas amigáveis, comida deliciosa e ótimas coisas para ver e fazer.
Se você já pensou em visitar Lisboa, não hesite. Tenho certeza de que você vai se divertir muito!
Você já foi a Lisboa? Deixe um comentário abaixo e compartilhe sua experiência.