Este antigo complexo de caldeiras tem de tudo, desde vulcões ativos a antigos templos hindus, fontes sulfúricas fumegantes, lagos multicoloridos, ar fresco da montanha, vistas do nascer do sol e terraços infinitos cobrindo as colinas em todas as direções.
Eu e um amigo passamos um dia inteiro explorando Dieng no verão passado, e ficamos impressionados com esta preciosidade escondida e como poucos turistas internacionais parecem saber sobre ela. O nascer do sol no Planalto de Dieng é especialmente bom.
Dieng significa “Morada dos Deuses”, e esse nome parece adequado para a incrível escala e mistério deste lugar! Este blog de viagem explicará como você pode chegar ao Planalto de Dieng e tudo o que você precisa saber antes de ir!
Onde fica o Planalto de Dieng?
O Planalto de Dieng é localizado a 115 quilômetros (70 milhas) a oeste da cidade de Yogyakarta no centro de Java, Indonésia.
O aeroporto mais próximo também fica em Yogyakarta (YIA), e é servido por várias companhias aéreas de baixo custo com boas classificações.
Apesar da curta distância, a viagem de Yogya para Dieng Plateu leva muito mais tempo do que você esperaria — cerca de 4 horas — por causa das estradas sinuosas da montanha. Acho que nunca cheguei tão perto de vomitar em um carro.
Ainda assim, não deixe que a longa viagem o impeça de vir aqui, porque o Planalto de Dieng foi honestamente um dos destaques mais legais da nossa estadia em Java!
Como chegar lá
A maneira mais fácil e melhor de visitar o Planalto de Dieng é com um passeio compartilhado ou um motorista particular saindo de Yogyakarta para um dia inteiro.
Se você quiser fazer isso com uma empresa de turismo verificada, a GetYourGuide tem avaliações altas passeios de um dia ao planalto de Dieng saindo de Yogyakarta.
Os passeios incluem embarque e desembarque no hotel, todas as taxas de entrada e um guia turístico que fala inglês. Usamos o GetYourGuide para muitos passeios e atividades ao redor do mundo, e eles são ótimos. Altamente recomendado!
Outra opção é contratar um motorista local de Yogya e negociar os termos diretamente, e dessa forma você pode tentar adicionar alguns pontos turísticos extras, se tiver algum em mente.
São quase 8 horas de viagem de ida e volta, e passamos outras 5 horas explorando os pontos turísticos!
Visitando o Planalto de Dieng: O que esperar
O nascer do sol no vulcão é um dos destaques de uma viagem ao Planalto de Dieng, mas infelizmente a viagem de 4 horas de Yogyakarta significa que você precisará de um muito começo cedo.
Nosso motorista nos pegou às 23:00 (sim, você leu certo), mas isso foi um exagero. Chegamos à colina Sikunir com tempo de sobra e acabamos dormindo na van por algo como 2 horas.
Tire um bom cochilo no dia anterior e pergunte ao seu motorista para começar o mais tarde possível!
O que levar
- Jaqueta: Está frio, então definitivamente traga uma jaqueta ou moletom. Você pode tirá-lo depois do nascer do sol. Esta é uma elevação mais alta do que a maioria da Indonésia, então as temperaturas antes do nascer do sol podem ser tão baixas quanto 8 C (47 F).
- Calças compridas: Veja acima. Calças são uma boa ideia para se manter aquecido.
- Calçados para caminhada: A caminhada ao nascer do sol não é amigável para sandálias e pode ser lamacenta. Use sapatos.
- Lanterna: Você precisará de uma lanterna (ou seu telefone funcionará) para caminhar no escuro antes do nascer do sol.
- Câmera: Você definitivamente vai querer uma câmera e um drone para capturar a paisagem deste lugar.
Coisas para ver e fazer no planalto de Dieng
• Nascer do sol em Sikunir
Uma das principais atrações do Planalto de Dieng é assistir ao nascer do sol sobre o Monte Sundoro, um dos vulcões ativos de Java.
O local popular para fazer isso é em Sikunir Hill, na borda leste do planalto. Seu motorista pode ajudar você a encontrar o início da trilha, e o caminho em si é bem fácil de seguir. Do estacionamento, é uma caminhada íngreme, mas curta, até o topo da colina, e leva apenas cerca de 30-45 minutos.
Continue até chegar ao ponto mais alto para fotos. Se o nascer do sol em Dieng Plateu for às 5:20 da manhã, então você quer estar no topo da colina no máximo às 5:00, ou talvez até às 4:45 para que você possa encontrar um bom lugar para tirar fotos.
No topo, nos agachamos com um bando de simpáticos moradores indonésios que queriam tirar selfies conosco, já que raramente veem bule-bule (ocidentais) aqui. O nascer do sol estava com neblina, mas lindo.
• Lagoa Colorida do Lago
Este é um par de lagos sulfúricos que assumem tons estranhos de verde e amarelo.
Você pode ver os lagos de cima por 30k Rupiah, ou pagar 100k para descer até o fundo. Quando fomos, não havia ninguém na bilheteria, então pudemos ver os lagos superiores de graça.
Meu conselho: pule o mirante mais baixo, é caro e as melhores vistas são acima dos lagos.
• Terraços de colinas
O Planalto de Dieng é repleto de terraços de batatas, morangos e outras culturas.
Você pode caminhar até algumas dessas colinas se tiver tempo extra, mas as estradas e colinas em Dieng não são muito adequadas para pedestres.
A melhor maneira de ver os terraços é por drone. Este lugar é o paraíso dos drones.
• Cratera Sikidang
Esta é uma grande cratera de enxofre fumegante acompanhada por vários pequenos depósitos geotérmicos borbulhantes.
Você pode esperar o cheiro fedorento de enxofre de sempre, e também há um monte de enfeites cafonas e locais extravagantes para selfies (incluindo um grande gorila de pelúcia) que meio que tornam a experiência mais barata e ainda mais estranha.
• Templo de Arjuna
Dieng Plateu tem vários templos do século VII que são, na verdade, algumas das construções mais antigas da ilha de Java.
O Templo de Arjuna está em ótimas condições, e a entrada está incluída gratuitamente como parte do ingresso que você já comprou para a Cratera Sikidang.
Taxas de entrada
- Colina Sikunir: Livre
- Lagoa Colorida do Lago (Superior): 30 mil IDRs
- Lago Telaga Warna (inferior): 100 mil IDRs
- Cratera Sikidang + Templo Arjuna: 30 mil IDRs
Hotéis perto do Planalto de Dieng
Se você quiser ficar mais tempo na área, há várias opções de hospedagem domiciliar em Dieng Plateau e na cidade vizinha de Wonosobo.
Decidimos nos basear em Yogyakarta e visitar Dieng em uma viagem de um dia. Há muitos hotéis excelentesrestaurantes e shoppings em Yogya com preços muito acessíveis!
Onde ficamos
Nós ficamos em stepHouse Homestay em Yogyakarta. Custou US$ 17 por noite para um quarto duplo limpo com ar-condicionado, banheiro privativo e Wi-Fi rápido.
Um dos maiores pontos positivos desta casa de família é a localização. Era uma curta distância do shopping Malioboro e da estação de trem, o que é perfeito se você estiver planejando pegar o trem para Malang para visitar Tumpak Sewu e o Monte Bromo como nós fizemos!
Os preços podem variar de tempos em tempos, então fique de olho para encontrar uma boa oferta.
O Java é seguro?
Eu diria definitivamente simJava é segura e visitei a ilha muitas vezes ao longo dos anos.
A Indonésia tem uma das menores taxas de crimes violentos do mundo. Caminhamos por Yogyakarta a qualquer hora do dia ou da noite e sempre nos sentimos seguros.
Nenhum lugar do mundo é perfeitamente seguro, mas a Indonésia recebe milhões de turistas todos os anos, e muitos deles visitam Java.
Melhor época para visitar
A melhor época para visitar Java (e a maior parte da Indonésia) é de abril a novembro.
A estação chuvosa vai de novembro a abril. Você ainda pode ir ao Planalto de Dieng durante esse período, mas não será ideal para as montanhas ou o nascer do sol porque a neblina é mais comum.
Boa viagem!